Páginas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Outras calamidades brasileiras

É delicada essa situação, ser brasileiro e ver a natureza, mundialmente alterada, se manifestar vigorosamente no Rio de Janeiro.

Sem querer ser adivinho, arrisco dizer que essa será mais uma oportunidade para o ser humano revelar sua tradicional ganância e falta de respeito pelo próximo. Creio que veremos também alguma inovação nessas práticas.

Os roubos, saques, desvios e congêneres ocorridos em 2008, em Santa Catarina, estão prestes a acontecer no RJ de agora em diante. Infelizmente.
"Voluntários e soldados do Exército foram flagrados pegando objetos" (S. Catarina - 2008)

A desgraça alheia se tornará, cada vez mais, oportunidade de negócio. A lei da oferta e da procura vai aquecer vários segmentos. Aqueles que não conseguirem explorar o próximo pelas leis do capitalismo, irão, possivelmente, roubar a provável futura doação de um cidadão de bem.

Os grandes veículos de comunicação não se cansam e nunca se cansarão de apelar para o sentimentalismo - cabível até certo ponto - e para o sensacionalismo - normalmente descabido.
"Chuva causa transtornos no Rio de Janeiro e faz vítimas." (R. de Janeiro - 2010)

Assim, em breve, teremos novos galpões armazenando dignas doações que deverão ser destinadas aos cidadãos atualmente em dificuldades, além de maltratados pelas atuais políticas públicas.

A falta de planejamento e de manutenção da cidade somadas às recentes chuvas excessivas levam a esse tipo pedido: "Prefeitura do Rio pede R$ 370 milhões ao governo federal para combater enchentes.". (R. de Janeiro - 2010)

Claro, a improbidade nos trouxe outra notícia: "Ex-prefeito César Maia consumiu cerca de R$ 670 milhões em casa de espetáculos", em obras desde 2002. (R. de Janeiro - 2010)

Além dos galpões, novas contas bancárias logo começarão a pocar para angariar mais um pouquinho dos salários tributados.

Para quem está de fora, passa a ser aflitivo ficar em dúvida se se deve colaborar ou não diante de uma catástrofe dessa, é ter a certeza de que faria algo muito bom a quem realmente está precisando, mas não sabe o que fazer diante de intermediários com históricos manchados e intenções duvidosas.

Aquele abraço!

Nenhum comentário: