Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Quem é o iletrado?


Recentemente, recebi uma mensagem de um amigo, mas preferi não comentá-la. Dias depois, como acontece com algumas mensagens, a mesma começou a chegar através de contatos de outros círculos de amizade. Isso era um indício de aumento de circulação da informação. Algo grave (nesse caso). Então, resolvi me manifestar, pelo menos, para expor meu ponto de vista. Clique na imagem ao lado para ler a tal mensagem.

Coturno? Bota rústica usada por títeres de guerra no front...?
Noturno? Que se manifesta à noite, no escuro...?
"Coronel"? Militarista ou Coronelista...?
São só minhas poucas e inocentes perguntas iniciais.
Questionamento à parte, a tal postagem é, particularmente, inqualificável como texto.
Não vou discutir a integridade das informações, pois esse posicionamento requer uma pesquisa, coisa que, do meu ponto de vista, o autor não a fez. Portanto, não me darei a esse trabalho.
Prendo-me ao palpável, mas sem entrar na discussão filosófica ou pragmática sobre o termo verdadeiro.
Ou seja, prendo-me ao "post". São vários o verdadeiro motivo da homenagem, segundo o conjunto de palavras em questão. E discutíveis:
- O percentual de bolsistas;
- A falta de bolsistas espanhóis;
- O agente pagador das bolsas brasileiras;
- A claque;
- A soma das bolsas;
- O desconhecimento de quem postou sobre o quanto a Universidade de Coimbra recebe;
- Os buscadores de canudos;
- A mudança de Lion para a Espanha;
- O ônus de aplaudir o Lula.
Assim sendo, teríamos afinal: o verdadeiro motivo ou os verdadeiros motivos ou os possíveis motivos?
Prezado "coronel", não está nada explicado! Temos um exagero de incoerências e muita falta de coesão. Isso sim! Veja que observação confusa: "...10% do alunado da prestigiosa universidade (apenas no Brasil)* é composta por bolsistas brasileiros...". (*grifo meu)
Existe campus da UC no Brasil?
O fato de 10% do alunado ser de bolsistas brasileiros explica que menos de 5 milionésimos dos brasileiros, que vivem no Brasil, ESTUDAM em Portugal. Cada universidade que abrigue seus mestrandos e doutorandos na quantidade que puder.
Não é um país (Espanha) que envia bolsista para outra universidade, mas a necessidade do ESTUDANTE em continuar sua pesquisa. Por isso, não importa se o país de destino é vizinho.
É óbvio que as bolsas dos brasileiros sejam pagas pelo governo brasileiro! A Capes é uma agência de fomento ao desenvolvimento e aperfeiçoamento em nível superior criada exatamente para isso!!! Saiba que o admirável deputado Cristóvão Buarque luta para que tenhamos mais universidades e mais bolsas justamente para a criação de tecnologias e desenvolvimento de pesquisas no Brasil. Procure saber sobre a Capes e Anísio Teixeira.
Nem a Capes, nem os bolsistas e nem a claque foi "invenção" do Lula. A claque não é paga necessariamente, ela pode existir por simpatia, como a adesão partidária ou desportiva. No futebol português, por exemplo, a torcida é chamada de claque. Já que você está afirmando que houve pagamento nesse caso, então prove.
Rapidamente (se os dados forem seguros) calculo menos de 1.300 euros por bolsista. Será que essa quantia é suficiente para um estudante comer, dormir, lavar roupa e comprar livros durante um mês, na Europa?
Alega-se na postagem, SEM CONHECIMENTOS, que a Capes paga mais 20 milhões de dólares para a Universidade de Coimbra. Opa, 20 + 20 = 40. O erro está no título ou no desenrolar dos vários motivos? E mais, onde estão as provas?
É inadmissível um cidadão ter sido presidente de um país por dois mandatos e agraciado por uma universidade europeia e, ainda assim, ser chamado de iletrado. O letramento é inerente à vida de um estadista. Aliás, esse iletrado que você usou não é um elogio, ele carrega um tom de desdém, algo que fere as regras básicas do seu próprio blog. Isso é contraditório.
Dinossauro?... Seria outro termo não elogioso?
Buscadores de canudos?... Seria uma expressão não elogiosa?
Qual é o nexo entre o 2º ou 3º idioma sabido pelo ESTUDANTE e a idade da universidade na qual ele pretende estudar?
Por que o descaso com países como Portugal, Espanha e Argentina? Preconceito?
Curioso, o ÚNICO ônus são dois: um ante-mortem e outro post-mortem.
E uma conclusão infeliz e inoportuna para arrematar. Infeliz por ser contraditória, ou seja, se vale a pena a Capes pagar as bolsas e o Lula ser agraciado, qual a razão da sua postagem? Inoportuna por citar, de maneira infame, um dos maiores escritores da Língua Portuguesa num espaço tão sem coerência e coesão, absolutamente avesso à magnífica produção literária de Fernando Pessoa.
Geografia curiosa: Lion na Espanha? Conheço Leon na Espanha e Lyon na França. Mas...
Outra curiosidade: os dicionários definem vizinho como alguém que está ou vive ao lado. Seria "...vizinho ao lado..." uma redundância ou mais uma implicância com a Argentina?
Onde está o encadeamento textual dos vários motivos citados?
Qual era mesmo o único verdadeiro motivo?
São só minhas simples e novas perguntas.

Abraço!

Para concluir, caro leitor, informo que o fato mais grave é o de meu comentário ter sido enviado em 17/04/2011 e até hoje não ter sido publicado, ou seja, não passou pelo crivo do moderador do "blog". Fui divergente, como me cabe, mas educado o suficiente para poder ter minha opinião exposta.
Fica uma reflexão: podemos esperar uma discussão democrática de um moderador com coturno noturno?

Abraço e sucesso!

Nenhum comentário: