Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Postura monopolizadora, predatória e covarde!

"A Microsoft estaria dificultando a instalação do Linux. É a acusação apresentada pela Hispalinux – associação espanhola que representa usuários de softwares abertos – que está processando a empresa por truste.
A organização, que conta com mais de 8 mil membros, alega que a companhia dificulta a instalação do Linux em computadores com o Windows 8." (mais...)

Entendo que o computador pessoal (CP) é propriedade do consumidor e não do fabricante de sistema operacional (SO). Ter um CP e instalar outro SO para permitir dual boot é um direito de quem compra o CP.
Já basta a venda casada CP+SO, normalmente com um SO proprietário básico, que as lojas se recusam a desinstalar e dar o desconto referente a licença de uso.
O SO Linux representa a liberdade e isso incomoda os fabricantes de SO proprietário.
Se a honestidade permeasse o ato de venda, seria possível comprar um CP e, se o consumidor quisesse, o SO junto, pois o SO Linux é gratuito e a distribuição Ubuntu, por exemplo, funciona muito bem, principalmente se estiver bem complementada.
No entanto, o medo invade cabeças desonestas e condiciona um CP particular através de um SO proprietário nocivos para evitar a instalação de um SO livre e gratuito.

Abraço!

Matérias complementares:
É usuário Linux, mas veio Windows instalado? É possível pedir reembolso!
Linux X modo “secure boot” dos computadores feitos para o Windows 8

Nenhum comentário: